Warning: Unterminated comment starting line 1058 in /home/neemaacp/public_html/wp-includes/category-template.php on line 1058
DEM | neemaac

Temos disponível um mapa do DEM para te orientares nos primeiros dias !

MAPA

DEM

inst_ac_23O DEM foi criado em 1972 e é um dos 14 departamentos da FCTUC, tendo atualmente aproximadamente 1000 alunos. Ocupa desde 1995 instalações próprias no Polo II da UC, estando anteriormente implementado no Departamento de Física.

Desde 1975, ano que saíram os primeiros licenciados, até ao final do ano letivo de 1998/1999, o DEM formou 968 engenheiros mecânicos. Desde o ano letivo de 1972/1973, ano em que pela primeira vez se iniciaram as atividades dos Departamentos de Engenharia em Coimbra, muitos factos ocorreram que marcaram indelevelmente a vida das pessoas e da instituição, e que contribuíram para modificar o panorama do ensino, da investigação e da aplicação de Engenharia em Portugal. Neste campo é justo realçar o trabalho desenvolvido pelo departamento de Engenharia Mecânica da universidade de Coimbra.

DEMO Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) é uma unidade que tem por objetivos a lecionação de cursos superiores e de pós-graduação, a realização de atividades de investigação científica e de extensão universitária e a divulgação do conhecimento científico e tecnológico. O DEM é responsável pela Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial e Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, entre outros. Os estudos de pós-graduação podem ser completados através da obtenção do doutoramento nas várias áreas científicas em que é desenvolvida atividade no DEM.

Atualmente o corpo docente do DEM é constituído exclusivamente constituído por professores doutorados. Além do ensino, o DEM é também enquadrado em dois Centros de investigação e desenvolvimento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, o CEMUC e a ADAI.

Mestrado Integrado em Eng. Mecânica

De acordo com o Colégio de engenharia Mecânica da Ordem dos Engenheiros, o Engenheiro Mecânico é o(a) profissional que estuda, desenvolve, investiga, concebe e prejeta componentes, máquinas, equipamentos, instalações e sistemas mecânicos e térmicos, utilizando energias convencionais ou renováveis, superintendente ou colabora nas fases de fabricação, montagem, operação, fiscalização, controlo de qualidade e manutenção de todos os tipos de instalações, podendo ter ainda o seu cargo a gestão, coordenação e a elaboração de pareceres sobre os vários tipos de atividades anteriormente referidas.

As saídas profissionais para os detentores de formação em Engenharia Mecânica são talvez as mais abrangentes no mercado de emprego em Engenharia. Com efeito, os engenheiros Mecânicos, como profissionais habilitados a desempenhar funções na área de Conceção, Projeto, Fabrico, Manutenção, Gestão e Consultoria, encontram facilmente emprego nas empresas de praticamente todos os setores económicos.

Licenciatura em Eng. e Gestão Industrial e Mestrado de Continuidade

O curso de Engenharia e Gestão Industrial da FCTUC está vocacionado para formar engenheiros capazes de planear e gerir sistemas complexos, caracterizados por uma forte interação entre as variáveis financeiras, humanas, organizacionais e tecnológicas.

Os tópicos que caraterizam as áreas de atividade destes profissionais envolvem a gestão, planeamento e controlo da produção, automação e robótica, a análise económica e financeira, a investigação operacional e o marketing. Estas são áreas de forte empregabilidade e que justificam um investimento seletivo na formação de profissionais capazes de promover as transformações necessárias ao nosso país.