Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Praxe

MCV_LogoA “Praxe Académica da Universidade de Coimbra” é o conjunto de usos e costumes tradicionalmente existentes entre os estudantes da Universidade de Coimbra e os que forem decretados pelo Conselho de Veteranos. Regulada pelo Código da Praxe e pelo Conselho de Veteranos, os alunos mais velhos encaminham os novos alunos sob o lema Dura Praxis, Sed Praxis de modo a atingir os objetivos da Praxe.

O Conselho de Veteranos de Universidade de Coimbra é o órgão que orienta, defende, zela pelo cumprimento dos preceitos e decide os destinos da mesma Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Inicialmente, todo o estudante que adere à Praxe Académica tem direitos e deveres, independentemente do seu grau académico, sendo, portanto, os Preceitos da Praxe, regra geral. O uso mais importante é o da Capa e Batina, onde todos os estudantes podem, e têm-no como direito, usar a Capa e Batina, de maneira que mais se adequa a cada ocasião, tais como traje de gala, de luto ou de uso corrente. No entanto, deve-se esclarecer de que independentemente da ocasião em que se utiliza a Capa e Batina, o estudante deve comportar-se de maneira apropriada, uma vez que é um uso que simboliza mais de sete séculos de história e tradição da nossa Universidade de Coimbra.

O Código da Praxe pode ser adquirido gratuitamente na papelaria da AAC, encontrando-se também disponível online.

Só adere à Praxe quem assim o desejar e, neste caso, deve respeitar as tradições académicas. De qualquer modo, em caso de dúvidas, podes sempre consultar o conselho de Veteranos.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.