FAQ’s

FAQ’s Mobilidade

O coordenador de mobilidade do DEM: Fernando Antunes – fernando.ventura@dem.uc.pt, a Divisão de Relações Internacionais (DRI) ou a Casa da Lusofonia (nas Matemáticas, Pólo I)
Podes encontrar tudo no site: www.uc.pt/driic/Acordos
O Programa Almeida Garret permite que um aluno faça mobilidade em Portugal (Aveiro, Porto, Lisboa, etc.). Segundo as regras do Programa Almeida Garrett, a mobilidade deverá ocorrer apenas num semestre. No entanto, temos tido muitos casos em que estudantes se candidataram para ir um ano inteiro e as instituições parceiras aceitaram.
Sim. O bolseiro acumula a bolsa de ação social com a bolsa Erasmus. Além disso, a ação social dá uma terceira bolsa, como complemento à bolsa de ação social.
A bolsa é paga em 2 trechos – 70% da bolsa é dada no início da mobilidade e os restantes 30% no final. (No caso de não ser feita nenhuma disciplina, a bolsa deverá ser devolvida na sua totalidade).
O aluno pode fazer 12 meses de mobilidade em Licenciatura, + 12 meses no Mestrado, +12 meses no Doutoramento. No Mestrado Integrado pode fazer 24 meses. O mínimo são 3 meses.
Podes sempre desistir. Isso implica repor o dinheiro recebido da bolsa. Nota que a adaptação a um novo país, a uma nova universidade, à distância relativamente à família e amigos, não é fácil. Assim, é de esperar alguma dificuldade nos primeiros tempos, principalmente se não existirem colegas.
O aluno que tem de realizar pelo menos 1 disciplina com equivalência para não perder a bolsa. Se não fizer isso terá de repor a bolsa.
Depois de estarem na universidade de destino os alunos têm até um mês para efetuarem alterações ao plano de estudos, as quais devem sempre ser aprovadas pelos coordenadores das duas universidades. Pode alterar as cadeiras que quiser, desde que os docentes da UC lhe concedam nova equivalência e ambos os coordenadores aprovem as alterações.
Se as equivalências já tiverem sido atribuídas em anos anteriores não é necessário “andar à procura” de equivalências. Há um ficheiro que contém todas essas equivalências. O coordenador de mobilidade do DEM fornece esse ficheiro quando os alunos o solicitam. Se necessitares de alguma unidade curricular que ainda não tenha equivalência, aí terás de procurar na universidade de destino e pedir a concordância do docente responsável pela unidade curricular na Universidade de Coimbra.
Apenas se tiver direito a época especial, caso contrário não.
Não. Podes ir fazer trabalho de investigação para a tese de mestrado (mobilidade tipo estágio). Porém, no final terás sempre de defender a tese na UC.
Na dúvida é melhor pedir o ano completo. É mais fácil reduzir a duração da mobilidade do que aumentar. Em termos de bolsa, esta é atribuída no início do ano. Assim, se o aluno decidir prolongar a mobilidade para o 2ºsemestre não terá bolsa.
Sim. Tens até 1 ano após a conclusão do curso para fazer um estágio. Os estágios estão abertos todo o ano. Isto é, pode ser definido um estágio em qualquer altura do ano, até nos meses de verão. Porém, a bolsa só será atribuída se forem respeitados os prazos de inscrição (até 31 de janeiro). Consulta o site da UC onde encontrarás mais FAQ’s que te podem ajudar: www.uc.pt/driic/estudantesOUT/faq/