Warning: Unterminated comment starting line 1058 in /home/neemaacp/public_html/wp-includes/category-template.php on line 1058
pedagogi | neemaac

Tens alguma questão ? Contacta-nos.

Problemas pedagógicos.

É normal no decorrer do nosso percurso académico termos dúvidas sobre critérios aplicados nas cadeiras ou daquilo que são os nossos direitos como alunos. Às vezes detectamos inclusive situações que consideramos estarem a ser mal aplicadas e que deveriam ser rapidamente corrigidas.

Caso não saibas com quem deves contactar, ou caso tenhas tentado e mesmo assim não resultou, deixamos-te aqui formas de tentares mudar isso, quem são os responsáveis e como podem ajudar-te.

1. Regente da Cadeira

O Professor Regente é o professor responsável pelo programa e pelo funcionamento de uma cadeira e será por norma o professor a contactar. Se tens dúvidas sobre quem é o Professor Regente poderás consultar essa Informação no InforEstud@nte em:

Minhas Disciplinas > Informação Geral > (Seleccionar unidade curricular) > Docente Responsável

Tratando-se de uma questão específica de uma cadeira esta deverá ser a primeira pessoa a contactar pois será a que está melhor informada sobre o assunto e, dentro do leque de professores da cadeira, aquela terá maior responsabilidade e autoridade para tomar decisões e agir.

Como contactar?

Podes contactá-lo por e-mail ou presencialmente no seu gabinete. Tanto o e-mail como o horário de atendimento podem ser consultados no Inforestudante em:

Minhas Disciplinas > Informação Geral > (Seleccionar unidade curricular) > Informação Docentes

2. Coordenador de Curso

O Coordenador acompanha o funcionamento do curso em ligação com o Diretor do Departamento, reúne com os respetivos professores para efeitos de coordenação de regras de funcionamento do curso, datas de avaliação e volume de trabalho solicitado aos alunos, verifica o cumprimento das normas aplicáveis e informa o conselho científico, bem como as Comissões Científicas dos Departamentos envolvidos no curso, sobre a sua atividade (Estatutos FCTUC). Existe um Coordenador por Curso:

Coordenador Engenharia Mecânica
António Manuel Mendes Raimundo

antonio.raimundo@dem.uc.pt
+351 239790738

Coordenador Engenharia e Gestão Industrial
Cristóvão Silva

cristovao.silva@dem.uc.pt
+351 239790757

Se não conseguiste ver o teu problema resolvido junto dos professores da cadeira o melhor será abordar o Coordenador de Curso. Ele terá uma visão mais alargada do problema e tem a responsabilidade de intervir se se verificar que existe uma medida a ser aplicada incorrectamente.

3. Provedor do Estudante

missão do Provedor do Estudante é velar pelo respeito pelos direitos e interesses legítimos dos estudantes. Quando toma conhecimento de um facto que coloque esses direitos ou interesses legítimos em causa, quer por comunicação de estudantes quer por qualquer outro meio minimamente credível, o Provedor deve procurar formas de os proteger através da mediação e da negociação informal com os envolvidos.

O actual Provedor do Estudante da Universidade de Coimbra, o Professor José Luís Afonso, ex-Coordenador de Curso de Engenharia Mecânica, tem conhecimento das realidades mais particulares dos cursos do Pólo 2.

 Não te acanhes em recorrer ao mesmo para questões onde tenhas dúvidas ou sintas que os teus direitos como estudante não estão a ser respeitados.

Tens mais algumas questões quanto ao papel do Provedor do Estudante? Consulta as Perguntas Frequentes.

Como contactar?

Aconselhamos a marcares reunião com o Provedor do Estudante por e-mail uma vez que este pede que o assunto seja exposto por este meio por uma questão de registo e acompanhamento do assunto.

Provedor do Estudante
Prof. Doutor José Luis Ferreira Afonso
Universidade de Coimbra – Provedoria do Estudante
Rua Gomes Freire, n.º 22 r/c 3000-204 COIMBRA – PORTUGAL
Telefone: +351 239 480 962
Fax: +351 239 480 926
provedordoestudante@ci.uc.pt

Regulamento Pedagógico

Melhoria de Classificação

O estudante que, para qualquer unidade curricular à exceção da tese e estágio, pretenda melhorar a classificação obtida em ano(s) anterior(es) ou mediante creditação, pode fazê -lo livremente voltando a inscrever -se e a frequentar a referida unidade curricular, desde que a mesma se mantenha em funcionamento, estando apenas sujeito ao número máximo de ECTS em que possa inscrever -se sendo a melhoria de nota considerada uma reinscrição.

Nas situações de melhoria de classificação, é sempre considerada a classificação mais elevada.

Divulgação de Classificações

Os resultados da avaliação, qualquer que seja a modalidade adotada, são divulgados até catorze dias seguidos após a realização dos mesmos.

Se a decisão de comparecer a uma prova de avaliação depender de classificações anteriores, estas são divulgadas, no sistema de informação académica, com uma antecedência mínima de três dias seguidos antes da data marcada para a realização dessa prova.

Avaliação Periódica

No regime de avaliação periódica, quando a avaliação compreender uma ou mais frequências ou testes escritos, um deles pode ser realizado na data do exame final da época normal.

Neste regime de avaliação, o estudante que não obtenha a aprovação ou que pretenda fazer subida de classificação tem acesso livre à época de recurso, sem prejuízo do disposto no nº8.

Nas unidades curriculares em que a avaliação de conhecimentos e de competências exija a utilização de uma modalidade que não possa ser substituída por avaliação por exame final, a avaliação por exame reporta -se apenas à parte restante da avaliação.

Fraude e Plágio

A fraude ou tentativa de fraude cometida em sede de avaliação de uma unidade curricular, ao violar o princípio base da honestidade académica, inviabiliza essa mesma avaliação e leva à reprovação liminar do estudante nessa inscrição na unidade curricular em causa.

Consulta de provas e esclarecimentos

Após a disponibilização da respetiva classificação no sistema de informação académica o estudante tem o direito de consultar os seus exames, trabalhos ou quaisquer outros elementos de avaliação, juntamente com os enunciados das provas escritas.

Junto com os resultados da avaliação, o docente responsável pela unidade curricular tem o dever de tornar público um período durante o qual os estudantes podem consultar as provas, trabalhos ou elementos avaliados, dentro do prazo máximo de 15 dias úteis subsequentes à publicação de resultados da avaliação e até 3 dias úteis antes da realização dos eventuais exames orais e da prova de recurso.

Outros Regulamentos

Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra
Regulamento Académico da UC
Regulamento de Direitos Especiais dos Estudantes da UC
Outros Regulamentos

NEEMAAC

No que toca a questões pedagógicas o núcleo de estudantes tem um pelouro dedicado exclusivamente a estes assuntos.
Estamos sempre disponíveis para te ajudar em qualquer questão ou problema que surja.
Caso isto aconteça não hesites em contactar-nos através dos meios mais correctos.

Contacta-nos

Sala 3.2 (Piso 1)

Rúben Ferreira

Rúben Ferreira

Pedagogia e Apoio ao Estudante

926 802 238

Pedro Patrício

Pedro Patrício

Pedagogia e Apoio ao Estudante

914 864 186